ARACAJÚ & MACEIÓ


Janeiro, sol, férias e não deixem de ir a estas duas lindas capitais e suas praias exuberantes: Aracaju & Maceió, estou comentando as duas juntas pois fiz em uma viagem só de carro, praticamente 4500 km ida e volta de onde moro (DF), mas dependendo onde você se encontra, as vezes é melhor ir de avião para Aracaju e alugar um carro. O meu trajeto BR-020(bom asfalto) e as BR-101/116 que é um movimento intenso chegamos primeiro em Aracaju. O itinerário litorâneo entre as duas capitais: Ponte Espraiada barra dos Coqueiros até a BR-101 e volta pela SE-202, estrada litorânea com travessia de balsa pelo Rio São Francisco em Piaçabuçu e AL101 por Coruripe, rodovia em boas condições de trafego e uma viajem bastante agradável com relação aos locais onde se passa, muito bacana!


(SE)- Vale a pena conhecer e ficar por lá mais tempo, tem muito litoral bonito, não tem as praias mais badaladas do Nordeste como Porto Seguro (BA), mas em compensação, temos uma porção de passeios, uma ótima infra estrutura e bons preços mesmo na alta temporada só achei os hotéis um pouco caro pelos serviços oferecidos. As ruas bem limpas e arborizadas, a cidade tem como principal cartão-postal a orla de Atalaia com seus seis quilômetros de extensão reúnem-se quiosques, parquinhos para crianças, calçadão, ciclovia, quadras poliesportivas, fontes luminosas e um oceanário que encanta crianças e adultos e a famosa Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes que servem o melhor da cozinha regional – frutos do mar, carne de sol, pirão de leite e, claro, caranguejo. 
Vou deixar um link bastante interessante, vai ajudar muita gente a saber "O que fazer e ver em Aracaju". 

Historia de Aracaju-

A cidade foi originada de uma Colônia de pescadores, antigo povoado de Santo Antônio, que em 17 de março de 1855 se transformou em município e a nova capital de Sergipe, tomando o lugar da antiga capital sergipana São Cristóvão.
Esta manobra foi feita pelo presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, que começou a construção da cidade com as ruas organizadas em forma de tabuleiro de xadrez.
A belíssima orla de Atalaia que fica localizada bem próximo ao centro da cidade e possui a melhor estrutura turística do litoral sergipano. Nesta praia encontra-se a Delegacia de Turismo, o Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio. 
A Praça Fausto Cardoso é a mais antiga da capital. Era denominada Praça do Palácio e mais tarde veio a ser conhecida como a Praça do povo, onde acontecia o carnaval de rua de Aracaju.
Na Praça Olímpio Campos está localizada a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e a Galeria de Arte Álvaro Santos. 





___________________

MACEIÓ (AL) - Com uma localização privilegiada, destaca-se no cenário nacional e internacional principalmente pela beleza exuberante de suas praias sejam urbanas, do litoral Norte ou do litoral Sul. As areias, brancas e finas, os arrecifes que formam as piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, algumas com ondas fortes ou de surf (Jacarecica e Garça Torta) e seus diversos tons de verde e de azul e a imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.
As praias urbanas que mais conheci foram Pajuçara, Ponta Verde onde ficamos hospedados, Jatiúca e Cruz das Almas. Litoral sul temos a praia do Francês que já virou uma cidade, Barra de São Miguel e praia do Gunga, não estive lá mas fiquei sabendo que se trata de uma praia belíssima que não se pode deixar de ir!
Litoral Norte não tive o prazer de conhecer pelo tempo que ficamos mas há várias lindas praias como Paripueira, Tabuba, Sonho Verde, etc até Maragogi que já está pertinho de Porto de Galinhas (PE). Se ficar na orla das praias urbanas temos muito o que fazer sem que precise de carro, andar pelos calçadões e ainda pode-se passear de bicicleta alugada para até 7 pessoas.

Historia de Maceió-

Maceió  está localizada entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico. A história dessa cidade remonta o século XVIII, com o surgimento de um pequeno engenho de açúcar. Seu desenvolvimento começou com a chegada de navios, que ancoravam no porto do histórico bairro de Jaraguá, importante porta de entrada para a economia local. 

Com sua arquitetura predominantemente colonial e neoclássica, hoje o velho bairro boêmio está sendo totalmente revitalizado pela Prefeitura de Maceió, para enriquecer o turismo cultural, resgatando a memória e protegendo o patrimônio histórico da cidade. A denominação desse nome, foi derivado da palavra indígena "Macei-o-k" ou "Maçaiyo", que em tupi significa " o que tapa o alagadiço". Guia Maceió




Viajar pelo Brasil